5 dicas para uma gestão de pessoas estratégica e eficiente
O líder representa um papel super importante dentro da empresa, uma vez que é o responsável por motivar sua equipe, manter uma boa relação com o público estratégico e garantir uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho.
Essa função exige dedicação e estudo constante por parte do gestor. No entanto, existe muito conteúdo de fácil acesso e que pode ajudar àqueles que desejam melhorar a administração e alavancar os resultados do seu empreendimento.
Neste post, listamos cinco dicas que vão ajudar você a realizar um gestão de pessoas estratégica e eficiente e, consequentemente, uma administração mais estruturada. Confira!
1. Crie estratégias para motivar os colaboradores
Um bom gestor deve ser capaz de inspirar e motivar seus colaboradores. Criar estratégias que possam fazer com que eles se sintam mais instigados a realizarem um trabalho excepcional é uma ótima forma de otimizar a performance de todos.
Um exemplo é oferecer recompensas financeiras como bônus pelo cumprimento de determinada meta ou pelo desempenho acima da média dos colegas de trabalho.
Para evitar que esse tipo de “recompensa” favoreça um ambiente competitivo e hostil entre os funcionários, é preciso dosar os incentivos da maneira correta para que o benefício cumpra seu verdadeiro propósito.
2. Tenha uma comunicação aberta e eficiente com toda a equipe
A comunicação é fundamental para o bom funcionamento de qualquer relação, especialmente as profissionais.
Tanto o empregado quanto o empregador devem se sentir confortáveis em dizer o que está incomodando, as oportunidades de melhoria, os acertos, as eventuais necessidades de mudança nas condições de trabalho e, principalmente, reconhecer as conquistas quando elas acontecerem.
Por esse motivo, cabe ao líder se mostrar aberto e próximo de sua equipe. Ele é o responsável por criar esse ambiente onde a comunicação é direta e sem rodeios. A partir dessa postura, a equipe se sente mais à vontade para tratar de assuntos que podem resultar em funcionários mais satisfeitos e, assim, em um trabalho mais produtivo para ambos os lados.
3. Invista em treinamentos e capacitações
Quem busca uma gestão de pessoas estratégica e com impactos realmente positivos nos resultados do negócio deve estar sempre atento à busca contínua por aprendizado.
Treinamentos e capacitações consistem em oportunidades de melhoria constantes para os gestores que desejam ter uma visão mais macro do negócio, não depender de créditos bancários, manter um empreendimento sustentável financeiramente e garantir o desenvolvimento das atividades empresariais.
De acordo com o Sebrae, os treinamentos são essenciais para manter a qualidade, especialmente quando se trata de uma franquia. Essa é uma forma que o empresário tem de aprender os aspectos operacionais, além de manter a padronização dos processos e a reprodução do modelo da loja original.
Toda empresa que decide franquear sua unidade tem uma cultura e um funcionamento que deve ser reproduzido. Pensando nisso, o treinamento e a capacitação são formas de manter a execução correta de todas as atividades.
Além disso, treinamentos que sejam relacionados à gestão e à liderança também são conhecimentos válidos que valem a pena serem buscados. Uma vez que a formação de um líder depende de cursos e conhecimentos pelos quais ele mesmo deve correr atrás. Tudo que proporcione melhor capacitação para essa função é válido e acaba se refletindo nas finanças da empresa.
É importante lembrar que a ideia de manter constante o treinamento e aprofundar sempre o conhecimento a respeito da operação também se aplica à equipe. A empresa deve proporcionar oportunidades para que seus funcionários possam fazer reciclagens e se mantenham sempre atualizados, além de um atendimento diferenciado, de modo que essa prática traga repercussão positiva para as atividades empresariais.
4. Identifique as competências de cada funcionário
Todo mundo gosta de ser reconhecido por um bom trabalho ou uma característica que soma às atividades da empresa. Quando estamos falando de gestão estratégica de pessoas esse é um ponto fundamental para o sucesso do negócio.
Muitas vezes, as atribuições do dia a dia fazem com que o olhar para cada funcionário e sua individualidade fique de lado. Mas essa atenção faz com que o gestor identifique as forças e habilidades de cada pessoa do seu time e as use a favor do negócio.
Por esse motivo, observar as competências de cada um, saber reconhecê-las e fazer com que elas sejam aplicadas da melhor forma possível também representa uma forma de otimizar a operação.
5. Incentive o trabalho em equipe
Um ambiente de cuidado e confiança, somado ao incentivo do trabalho em equipe faz com que os funcionários trabalhem mais focados e determinados em alcançar os objetivos da companhia. Dito isso, o gestor tem a incumbência de manter a equipe sempre unida.
Isso pode ser feito por meio de reuniões semanais ou mensais, que divulguem as conquistas mais relevantes e os pontos que precisam ser corrigidos. Dividir os resultados e as principais preocupações pode ser uma alternativa para aproximar todos e incentivar o trabalho em equipe.
Essa é uma forma de que todos se sintam relevantes e parte de uma empresa que também se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores.
O portal do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), especialista em formar líderes e profissionais de alta performance, coletou algumas frases célebres sobre o trabalho em equipe que podem ser compartilhadas com os funcionários. Veja:
“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” — Ayrton Senna
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” — Michael Jordan.
Dividir tais pensamentos com a equipe é outra ferramenta para incentivar um bom trabalho.
Está pronto para aplicar a gestão de pessoas estratégica em sua empresa? Depois de entender a importância que essa prática tem para os bons resultados de um empreendimento é imprescindível colocar os conhecimentos em prática para, então, colher os bons frutos que eles oferecem.
Seguindo esse mesmo tema, confira o nosso post sobre como fazer sua equipe crescer com a empresa e entenda como você pode melhorar sua produtividade e o ambiente organizacional.