Valuation de Empresas

Quem acompanha o universo dos negócios observa que empresas renomadas, em diferentes momentos, apresentam variações em seus valores. São diversos os fatores que determinam essa questão, mas uma coisa é fato: toda empresa precisa ter ciência do quanto vale.

Assim como ocorre com produtos e serviços, essa definição não é aleatória ou à vontade. Existem maneiras adequadas de determinar o valuation de empresas.

O que é valuation de empresas?

Valuation é o termo corrente para se referir a avaliação de empresas. Ele trabalha com a percepção de investidores e clientes de modo a identificar a posição do negócio no mercado e a previsão do retorno do investimento em ações da marca. Isto é, diz respeito ao valor da empresa.

Uma empresa pode ser avaliada em diferentes momentos e por diversas razões apresentar resultados distintos. Isto é, embora o valuation envolva cálculos, ele não é exato, pois envolve elementos subjetivos referentes ao momento e à percepção do mercado.

icone-crescimento-empresa-lasses-consultoria-empresarial-valuation-empresas

Solicite uma consulta

negocio-investidores-parceiros-lasses-consultoria-empresarial-valuation-empresas

Qual a importância do valuation?

Um dos fatores que confere relevância ao conhecimento do valuation de empresas é a conquista de investidores. Para além disso, as mais diversas negociações exigem essa informação, como pedido de aporte financeiro, compra de cotas ou mesmo a venda do negócio.

Outras situações, como finalidades contábeis, processos judiciais, transações e aquisições também demandam a definição do valor de uma empresa. Entretanto, mais do que ações imediatas, saber o valor da empresa é determinante para o planejamento e projeção do negócio.

Com essa informação, é possível entender o grau de necessidade em agregar valor ao empreendimento e definir as medidas necessárias e possíveis para isso. Sendo assim, para alinhar suas estratégias e ações de modo a valorizar cada vez mais sua empresa, entre em contato conosco e faça seu valuation!

Solicite sua consulta

Solicite

sua consulta

Quais os tipos de valuation de empresas?

Os tipos de valuation de empresas variam conforme o método e a finalidade da definição do valor:

DCF (Demonstração do Fluxo de Caixa)

Traduzido para o português como Fluxo de Caixa Descontado, O DCF é o tipo de valuation mais utilizado. Ele realiza a projeção dos fluxos de caixa do negócio aplicando um desconto do valor presente para mensurar o valor correto da empresa.

Múltiplos de Mercado

Esse método é muito mais válido como complementar ao DCF do que isoladamente por apresentar algumas fraquezas, como não considerar os ativos intangíveis e o momento da empresa.

A metodologia de múltiplos de mercado consiste na busca por indicadores de empresas do mesmo setor e realiza uma comparação para determinar o valor de mercado da empresa em questão.

acordo-venda-empresa-lasses-consultoria-empresarial-valuation-empresas

Liquidação e contábil

Esses dois métodos de valuation de empresas são aplicados, principalmente, nos casos em que as empresas estão fechando as portas. A diferença entre eles é sutil. A liquidação avalia o quanto a empresa conseguiria por seus ativos tangíveis em um breve espaço de tempo.

Já o valuation contábil realiza a mesma ação baseando-se nos valores registrados no balanço patrimonial, descontando a depreciação ou amortização.

Como funciona o valuation da Lasse’s Consultoria?

O valuation de empresas da Lasse’s Consultoria é voltado para projetos de repasse de franquias. Utilizamos o método DCF, isto é, projetamos cenários do caixa do negócio e descontamos o valor presente para determinar o valuation correto da empresa.

A realização dessa ação traz diversos benefícios para uma empresa, como identificar aquilo que a valoriza ou desvaloriza, mensurar quanto investir, compreender seu ritmo de crescimento e realizar negociações justas.

Entre em contato conosco e descubra por que o valuation de empresas é importante para o seu negócio neste momento.