Planejamento Estratégico

Muitas empresas precisam concentrar seus recursos e energias para lidar com imprevistos e crises recorrentes. As origens desses impasses são diversas, podendo envolver desde pessoas até finanças.

A questão é que o assunto não deve ser tratado como algo que acontece. Pelo contrário, existem estratégias para amenizar ou eliminar muitos desses desgastes. O planejamento estratégico é uma delas e deveria ser uma ação praticada por todas as empresas.

Conheça os principais componentes do planejamento estratégico

A fim de fazer com que os diferentes componentes da empresa funcionem em harmonia, existem três elementos principais no planejamento estratégico que cumprem essa função: missão, visão e valores.

A missão diz respeito ao motivo de existência da empresa. A visão projeta onde o negócio deseja chegar em um certo período de tempo, portanto, precisa ser sempre reformulada. Os valores se referem às crenças e princípios que são cultivados pelo negócio.

Para além desses três tradicionais orientadores do planejamento estratégico, é importante que todos conheçam também os objetivos principais da empresa daquele período de tempo para o alinhamento estratégico.

direcionamento-pessoas-lasses-consultoria-empresarial-planejamento-estrategico

Solicite uma consulta

peças-xadrez-lasses-consultoria-empresarial-planejamento-estrategico

O que é o alinhamento estratégico?

O alinhamento estratégico, em primeiro lugar, depende da existência de um planejamento estratégico. Ele é responsável pela comunicação e nivelamento de toda organização.

Isso quer dizer que o alinhamento estratégico faz com que cada setor e colaborador da empresa atuem na mesma direção, uma vez que se tem conhecimento sobre a orientação da empresa.

Solicite sua consulta

Solicite

sua consulta

Como é feito o alinhamento estratégico da Lasse’s Consultoria?

A Lasse’s Consultoria propõe a abordagem da formulação e implementação da estratégia da empresa, conforme suas competências, concorrência, potencial para crescimento, dentre outros aspectos do negócio.

Nessa perspectiva, buscamos alinhar os esforços da franqueadora e do franqueado para o mesmo direcionamento. Saiba mais sobre o que temos a oferecer nesse e em outros serviços entrando em contato!

mão-quebra-cabeça-estrategico-lasses-consultoria-empresarial-planejamento-estrategico

A importância e os benefícios do alinhamento e planejamento estratégico

Uma vez que o alinhamento estratégico lida também com o planejamento, sua aplicação já favorece, logo de início, a verificação e atualização dos aspectos estratégicos do negócio. Sendo assim, ele revela mudanças que precisam ser implementadas, oportunidades, desafios, potenciais e ameaças.

Essa qualificação do planejamento estratégico deixa o empreendimento preparado para o futuro, isso é, com soluções ágeis para lidar com situações que geralmente seriam problemáticas.

Em paralelo, o alinhamento estratégico em tem o importante papel de fazer com que o planejamento estratégico seja colocado em prática. Para isso, trabalha-se com seu nivelamento em relação aos fatores externos à empresa, como mercado, clientes e afins; mas também no que se refere aos fatores internos, tais como setores, colaboradores, unidades, franqueadores e franqueados. Todos são envolvidos para agir em um mesmo sentido.

Com isso, a empresa escapa das dispersões e lacunas na comunicação, que resultam no desgaste de tempo, recursos e energia para lidar com situações que seriam mais simples se houvesse conhecimento e consistência na atuação do negócio.

Diante disso, podemos afirmar que o alinhamento estratégico é capaz de reunir e direcionar as forças da empresa rumo ao seu crescimento e sucesso. Entenda o quanto a sua empresa está alinhada estrategicamente e o que precisa mudar fazendo uma avaliação agora mesmo!