Governança Corporativa

Toda empresa precisa de regras e direcionamentos que a organizem. Essa necessidade foi acentuada conforme as organizações passaram a aderir amplamente o modelo de participação acionária e cotas.

Isso porque, nesse contexto, o conflito de interesses e outros atritos se mostrou um risco para os negócios. É por isso que surgiu a governança corporativa.

O que é a governança corporativa?

A governança corporativa consiste em um conjunto de práticas que buscam alinhar os objetivos dos diferentes componentes do negócio, de modo a harmonizar a convivência entre capital, gestão e a sociedade na qual a empresa se insere.

Os mecanismos da governança corporativa envolvem ações de incentivo e monitoramento, com a finalidade de nivelar os interesses dos acionistas e executivos, tendo por consequência uma maior confiabilidade para a marca.

torre-xadrez-estrategia-lasses-consultoria-empresarial-governanca-corporativa

Solicite uma consulta

caminho-certo-lasses-consultoria-empresarial-governanca-corporativa

Os princípios da governança corporativa

Embora as práticas e estratégias da governança corporativa possam ser variáveis, elas se pautam em alguns princípios, são eles:

Transparência

Garante-se que os elementos externos à gestão da empresa, como a sociedade, acionistas, parceiros, governos, fornecedores, clientes e afins, possam acessar as informações referentes à tomada de decisão e demais processos organizacionais.

Equidade

Segundo esse princípio, todos os envolvidos com a organização devem ser tratados de maneira igualitária, independentemente do nível hierárquico, participação no capital, grau de relação ou influência sobre a empresa.

Prestação de contas

Os agentes responsáveis pela empresa deverão prestar contas de seus atos e decisões administrativas, tanto de natureza financeira quanto no que se refere ao desempenho das atividades.

Responsabilidade corporativa

A empresa em sua atuação deverá considerar seu papel social, impactos de sua atuação, sustentabilidade e retribuição à comunidade na qual atua.

Solicite sua consulta

Solicite

sua consulta

Quando implantar a governança corporativa?

Não existe um momento certo para implantar a governança corporativa. O ideal é que a empresa já estabeleça as definições quanto a essa ação desde a sua criação. Isso assegurará sua credibilidade e facilitará, por exemplo, sua apresentação a investidores quando for o momento.

tres-pessoas-ideia-lasses-consultoria-empresarial-governanca-corporativa

Como funciona o serviço de governança corporativa da Lasse’s Consultoria?

O serviço de governança corporativa da Lasse’s Consultoria atua no tratamento quanto a maneira com que a organização é dirigida, estabelecendo definições e revisões das práticas e regras a partir das quais os agentes se relacionam e se organizam na empresa.

Essa solução é particularmente indicada para franqueadores e franqueados de empresas familiares com múltiplos proprietários e/ou herdeiros. Descubra mais sobre a aplicação da governança corporativa entrando em contato conosco!

A importância da governança corporativa

Uma governança corporativa com mecanismos eficientes evita problemas que são prejudiciais à empresa, tais como abusos de poder, erros estratégicos e fraudes. Além disso, ela contribuirá para um desenvolvimento econômico sustentável, facilitando acesso às fontes externas de capital.

Podemos afirmar que a prática de uma governança corporativa qualificada contribui para um funcionamento mais harmonioso e bem direcionado da organização. Os benefícios são inúmeros, dentre os quais se destacam a potencialização das ações, uma vez que os interessados estarão agindo na mesma direção, e a valorização da marca, mediante a sua maior estabilidade.

Essa medida, além de evitar e reduzir problemas de conflito de interesses, se desdobra em vantagens relevantes para o negócio. Para a implantação ou revisão da governança corporativa no seu empreendimento, entre em contato conosco e garanta a qualidade desse processo!