Back Office

A estrutura das empresas já não é mais a mesma! Até as organizações mais tradicionais têm optado por alternativas que reduzem custos ociosos a partir, por exemplo, da locação de escritórios coletivos e da terceirização de serviços.

Apesar dos preconceitos que ainda possam existir sobre decisões dessa natureza, a verdade é que elas podem beneficiar a empresa em vários sentidos. No que se refere à terceirização de back office, a história não é diferente.

O que é back office?

O termo back office pode ser traduzido para o português como retaguarda. Esse termo geral se refere a um conjunto de colaboradores que desempenham funções que não se relacionam diretamente com a atividade-fim do empreendimento.

Apesar disso, sua importância é crucial! A equipe de frente, isso é, que lida diretamente com o cliente e a produção, é apenas a ponta do iceberg de uma empresa. O back office é que garante o suporte para que essas operações tenham sucesso.

tipe especializado melhor

Solicite uma consulta

relogio engrenagem tempo

O que compõe o back office de uma empresa?

Todos os setores e colaboradores que atuam na prestação de serviços que não estão diretamente relacionados à atividade principal da empresa são considerados back office. Isso compreende o setor administrativo, financeiro, jurídico, logístico, recursos humanos, entre outros.

Existe ainda o back office genérico, que no caso dos comércios e empresas de vendas, por exemplo, são responsáveis pela garantia dos processos que finalizam a venda com qualidade e oferecem suporte ao cliente.

Sendo assim, em resumo, tudo o que funciona por trás da atividade-fim da empresa para que ela se realize plenamente, pode ser referido como back office.

Solicite sua consulta

Solicite

sua consulta

Qual a importância do back office na empresa?

Para pensar na importância do back office vamos convocar a imagem de um relógio. Quando você olha as horas, o que vê são os ponteiros e/ou indicadores numéricos. Ele funciona diariamente e te mantém localizado no tempo. Essa é a atividade-fim do relógio.

Contudo, por trás dessa função, existe um mecanismo composto por várias peças e por uma carga alimentadora. Se você retirar uma delas ou se algo estragar, ou desgastar, o que acontece? Pode até ser que ele não pare de funcionar imediatamente, mas não irá mostrar as horas com precisão. Isso é, sua função final será prejudicada.

multi tasking empregado

O back office de uma empresa é como esse mecanismo, que garante que a sua atividade-fim será bem-sucedida. Sendo assim, não se deve encarar a retaguarda como gasto, mas como investimento, afinal, sua falta poderá gerar prejuízos relevantes para a empresa.

Quando não se tem condições de manter essa equipe de suporte, pode-se optar pela terceirização. Consulte a VexCell e entenda como ter uma terceirização de back office qualificada!

Por que terceirizar o serviço de back office?

A terceirização pode ser uma alternativa interessante para a empresa garantir a execução qualificada das atividades de back office com uma boa dosagem no orçamento. Realmente, nem sempre é possível manter uma grande equipe de colaboradores atuando na retaguarda. Por outro lado, ela não pode faltar.

Nesse contexto, terceirizar garante que se usufrua de profissionais qualificados e dedicados para cumprir essas funções conforme a necessidade do negócio, reduzindo os encargos com salários, materiais de consumo, treinamento e outras questões.

O importante é garantir que a empresa de terceirização ofereça excelência em seus serviços, como você poderá comprovar na VexCell! Entre em contato e saiba mais!